quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Projeto Fábulas Infantis foi realizado na EMEIEF "Giral" no município de Jaguaré-ES, com os alunos do 2º ano, turno matutino, com o objetivo de incetivar a leitura, criatividade de escrita e reescrita, com finalidade de ensino-aprendizagem em relação a ortografia, pontuação e estrutura de texto. .






CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

PROJETO
Formadora: Maria da Penha Giovanelli
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. CURSISTA: Thaís Vargas Resende
1.2. ESCOLA: EMEIEF “Giral”
1.3. MUNICÍPIO: Jaguaré
1.4. E-MAIL: thaisvargasrg@yahoo.com.br
1.5. BLOG: thaisvargar.blogspot.com.br
1.6. DISCIPLINA: Língua Portuguesa/Valores humanos
1.7. CONTEÚDO: Estrutura de texto, ortografia, pontuações.
1.8. SÉRIE: 1º, 2º e 3º ano 1.8. CARGA HORÁRIA: 25
2. TEMA: Fábulas Infantis
3. JUSTIFICATIVA: Sempre que pensamos sobre fábulas nos vêm à mente histórias de amor, de coragem, nas quais tudo acontece de maneira a garantir um final feliz. Levar à diante uma linda história de amor e sempre estão associados com a chamada literatura infantil, tipo de texto em que valores são moralizantes.


4 – OBJETIVO GERAL1 Proporcionar às crianças uma leitura de história prazerosa, lúdica desempenhando o papel em que as Fábulas irão relatar os fatos os quais estão presentes no dia-a-dia das crianças que ao considerarmos a interpretação mais apurada desses textos caracterizados como literatura infantil verificou serem eles portadores de uma estrutura profunda de temáticas que contém Valores Humanos.

5 – OBJETIVO ESPECÍFICO2
Despertar na criança para conhecer e compreender os Contos Clássicos
Promover o “hábito” de leitura
Estimular à escrita
Colaborar para formação humana integral de nossas crianças
Proporcionar aos alunos recursos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura e escrita;
Desenvolver a linguagem oral incentivando a produção de diálogos;
Perceber a importância da leitura e da produção de textos no processo de formação;
Produzir textos escritos de acordo com as imagens (em slides) assistidos no notebook ou televisão.

6– DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES3 As crianças serão sorteadas para levarem o livro com data marcada para a devolução, a criança leva para casa, a pasta, lápis de escrever, borracha, folha para a escrita. A criança trás de volta seu reconto, lê para turma e professora A professora recolhe o trabalho, digita reconto no notebook. No outro dia seguinte em grupos realizam a reescrita através da leitura no notebook. As crianças fazem leitura, análise de ortografia, pontuação e estrutura do texto (parágrafo, início, meio e fim) e reescreve.
Algumas fábulas serão assistidas por vídeo baixados da internet e depois a criança sorteada leva para casa o livrinho da mesma.
7 - Tecnologias utilizadas4 notebook e televisão.

8 – AVALIAÇÃO
Avaliação continuada por meio da observação da professora dos progressos das crianças em relação ao hábito da leitura, a maneira de contar, à capacidade de interpretação e o entendimento dos valores humanos em relação formação humana integral das crianças, o desenvolvimento da criatividade e da escrita.

9 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA5 “As melhores fábulas”. Textos de Melissa Probst Stamm. Editora Sabida.

1 Relato de Expressão
2 Perspectiva Interdisciplinar; Contextualizando; Investigando.
3 Propondo Atividades
4 Sons e vídeos; Sites; Sugestões de Leitura; Notícias; Imagens; Jogos educativos; etc.
5 Sugestões de Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário